Todos nós sabemos o poder que tem uma boa noite de sono, que muitas vezes não tem a ver com quantidade de horas, mas sim com a qualidade do descanso. Para isso, algumas técnicas são usadas a fim de alcançar um sono restaurador e tranquilo.
A meditação, embora seja uma prática antiga, ainda não é muito difundida no meio social e poucos conhecem sobre os seus inúmeros benefícios.
O fato é que, a prática pode auxiliar, principalmente, pessoas que têm dificuldade para dormir.
Ficou curioso para saber mais? Confira a seguir um pouco mais sobre meditação e como ela pode te ajudar na busca por noites tranquilas de descanso.
O que é meditação?
Como já foi citado, a meditação é uma prática bastante antiga, o termo se originou do latim “meditare” que significa “voltar-se para o centro”.
Portanto, a meditação pode ser definida como um estado de paz e tranquilidade, no qual o indivíduo busca se concentrar no aqui e no agora.
Dito de outro modo, busca-se alinhar a diminuição da respiração e o relaxamento físico e mental, proporcionando um estado geral de calmaria.
Além disso, é interessante que o indivíduo consiga se concentrar em alguma coisa em específico, podendo ser até no movimento da sua respiração, bem como em uma música.
Como a meditação pode ajudar as pessoas a dormirem melhor?
Como já mencionamos acima, a meditação é uma técnica que pode auxiliar e muito na melhora da qualidade do sono.
Em termos gerais, a prática proporciona condições ao corpo e à mente que favorecem a dissolução do estresse do dia a dia, culminando em uma maior facilidade para pegar no sono.
O ideal é que a meditação seja feita durante a noite, já próximo da hora habitual da pessoa dormir. É importante reservar um tempo e um lugar confortável e silencioso para a prática acontecer. Como regra geral, é preciso se desligar de todas “distrações externas”.
Adotar a prática de meditação para dormir parece produzir inúmeros benefícios que podem não ser só observados na melhora do sono.
Isso se dá porque tende a haver uma substituição dos imperativos de pressa e preocupação por uma tendência a preferir o relaxamento e a busca por se colocar como o centro do aqui e do agora.
Quais são os tipos de meditações mais indicadas para dormir melhor?
Para quem é iniciante na prática de meditação a guiada parece ser uma opção bastante viável, ela se dá com a orientação de um áudio de outra pessoa que guia os passos da prática.
Além da meditação guiada, podemos citar também a meditação de concentração, que objetiva a atenção em algo específico.
Ela é bastante aproveitada por aquelas pessoas que não conseguem com facilidade não pensar em nada, já que ela pressupõe que se tenha um objeto em mente para manter o pensamento focado.
Um outro tipo interessante de meditação é a mindfulness, que objetiva prestar a atenção no aqui e no agora, não havendo espaço, portanto, para preocupações passadas ou futuras, por exemplo.
Ela é bastante apreciada para relaxar na hora de dormir, já que inclui elementos do agora e tende a acalmar a mente e o corpo com uma maior facilidade.
Vale também investir em coisas simples, mas que têm grande importância no relaxamento mental e físico, os pijamas e peças de roupas confortáveis são boas alternativas para auxiliar no relaxamento e deixar a meditação ainda mais confortável.
Acesse nossa loja e confira as melhores opções em roupas sleepwear com a qualidade que só a Use Veggi possui.
Equipe Use Veggi
Please follow and like us: