A Cromoterapia, embora muita gente ainda não conheça, vem ganhando cada vez mais notoriedade, especialmente após a sua inserção nas Práticas Integrativas e Complementares (Pics), do SUS em 2018.
Entretanto, desde de 1976 a prática é reconhecida pela a Organização Mundial de Saúde (OMS).
De modo geral, é um conhecimento que utiliza as cores como forma de tratamento para certas comorbidades, que geralmente deve ocorrer em conjunto com as formas de cuidado mais tradicionais, como é o caso do uso de medicamentos, por exemplo.
Na prática de Cromoterapia, acredita-se que cada cor é responsável por estimular/agir em emoções e órgãos específicos, proporcionando benefícios terapêuticos a quem se utiliza da técnica.
Como sabemos, as cores possuem o poder de transformar qualquer ambiente e influenciar o humor, isso vale, inclusive, para as nossas vestimentas, que devem acompanhar o nosso estado de espírito.
O que é a Cromoterapia?
A cromoterapia, apesar de ainda não ser muito popular, é uma prática que surgiu na antiguidade, especialmente entre as civilizações egípcias, chinesas e indianas.
Especula-se, inclusive, que a cromoterapia foi a primeira terapia a ser usada pelos os humanos, atualmente, a prática vem sendo objeto de estudos científicos mundo afora.
A prática de conhecimento, utiliza as 7 cores básicas que compõem o arco íris, e postula que estas possuem propriedades terapêuticas capazes de adentrar no organismo através de pontos específicos (chakras) dos sujeitos e proporcionarem ganhos curativos e preventivos.
Os objetivos da Cromoterapia se guiam na busca de um equilíbrio entre corpo e mente, e que a partir disso é possível alcançar o que é requisitado em cada tratamento.
Como são feitas as sessões?
As sessões são realizadas com o auxílio de uma lâmpada ou bastão, que emitem feixes de cor/cores sob pontos específicos da pessoa ou até mesmo na sala onde está sendo realizada a prática.
No momento da prática a pessoa pode ficar deitada ou sentada, isso varia de acordo com a orientação dada pelo terapeuta.
Além disso, a cor escolhida é com base na questão previamente explanada pelo a pessoa, já que, cada cor possui uma vibração específica.
A prática é ofertada em alguns hospitais e clínicas, além de também está presente em muitas unidades de saúde.
É importante que o profissional possua formação adequada para exercer tal conhecimento, já que podem surgir efeitos adversos caso a técnica seja utilizada de forma incorreta.
Significado das cores
Para fazer bom uso da Cromoterapia, é primordial que o terapeuta conheça os significados das 7 cores que são utilizadas, além de também traçar uma prática de acordo com as características e especificidades de cada pessoa.
A cor vermelha está diretamente ligada ao sistema cardiovascular e a ativação do sistema nervoso. Já os tons de azul podem ser bem aproveitados no sistema muscular, além de ser um aliado na redução de estresse e problemas de insônia.
O amarelo é conhecido por estimular a parte do sistema nervoso ligado à criatividade e a intelectualidade.
Já a cor laranja é indicada para trabalhar as questões de desânimo e de problemas respiratórios.
A cor verde, por trazer frescor e tranquilidade, é responsável por energizar o astral do corpo, combatendo sinais de fadiga e exaustão.
A cor violeta é indicada para questões de fome excessiva, além de atuar como um calmante. O índigo, que é um tom de azul, é tido como adstringente e tonificante muscular.
Como vimos, as cores possuem um poder todo especial, usar a vestimenta correta pode fazer toda a diferença, confira o nosso catálogo.
Equipe Use Veggi
Please follow and like us: