Muitos estudos apontam a meditação como uma das práticas que podem auxiliar a minimizar os sintomas da ansiedade, problema tão comum na sociedade atual. A correria, a rapidez da vida urbana e as redes sociais são alguns dos causadores dessa doença que afeta adultos, jovens e até crianças.
Assim, é possível utilizar com tranquilidade a meditação para ansiedade. A técnica é milenar e visa a atenção plena, mas hoje em dia está com muito mais visibilidade e também é conhecida por alguns como mindfulnes.
Independentemente do nome pelo qual você conheça, saiba neste artigo como colocar a meditação na sua vida e mandar a ansiedade para bem longe!
O que é meditação?
A meditação é uma técnica que ajuda em momentos em que a cabeça humana permeia por diversas questões ao mesmo tempo, com muitas ideias e um turbilhão de pensamentos. Com um grau de facilidade bastante baixo, a prática pode ser realizada por todas as pessoas, até mesmo crianças pequenas.
Para realizar uma meditação para ansiedade basta que o indivíduo se concentre em um único objeto, som ou mantra. Podendo fechar os olhos e procurar uma posição bem confortável.
O intuito é trazer a si mesmo para o aqui e agora. Para ajudar você em sua primeira meditação, separamos um mini-tutorial abaixo; veja.
- Procure um espaço aconchegante, se houver incenso ou cheirinhos agradáveis espalhe no ambiente;
- O ideal é que para iniciantes o ambiente não tenha ruídos e esteja em silêncio;
- Desligue distrações como celulares, notebooks e televisão;
- Feche os olhos e escolha no que irá pensar;
- Os pensamentos podem ser em mantras, e você pode escolher o que faz mais sentido para você nesse momento: no que você deseja focar, que deseja conquistar, ou a força dentro de você que deseja despertar.
- Repita o mantra, ou caso não use um pense em uma imagem estática, pode ser de uma praia ou uma paisagem que você conhece ou quer conhecer;
- Também é possível utilizar aplicativos de meditação guiada ou buscar por uma no youtube;
- Fique o máximo de tempo que conseguir em meditação, pelo menos cinco minutos;
- Ao abrir os olhos novamente, retorne para as suas atividades consciente de fazê-las sempre com a mentalidade do “aqui – agora”.
Como usar a meditação para ansiedade?
Utilizar a meditação para ansiedade pode trazer muitos benefícios, alguns deles são: melhora no foco e na concentração, diminuição do estresse, sensação de tranquilidade e calmaria, aumento da produtividade, além de em casos mais avançados de prática, diminuir dores e melhorar até cenários de depressão.
Portanto, para a prática, saiba que basta um espaço confortável e silencioso e um pouco de empenho para se concentrar.
Também é indicado que, caso você seja iniciante, utilize aplicativos ou youtube para começar com meditação guiada até se sentir seguro para praticar sozinho, sem auxílio.
Gostou desse conteúdo? Então aproveite para seguir a Use Veggi nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades que postamos por lá.
E se precisar de uma ajudinha com os looks para meditação, não deixe de conferir na nossa loja virtual as melhores opções em sleepwear, é só clicar aqui!
Equipe Use Veggi
Please follow and like us: