Vivemos cada vez mais sobrecarregados e ansiosos, e isso não só afeta o nosso dia a dia como nos leva a vários problemas relacionados à insônia, enxaqueca e ao estresse excessivo. Com isso a nossa qualidade de vida fica comprometida e os dias cada vez mais cansativos. Alguns hábitos saudáveis e práticas diárias podem nos ajudar a amenizar esse impacto e trazer mais leveza para a nossa rotina.
O uso de óleos essenciais para tratar esses problemas vem ganhando muitos adeptos que garantem os seus benefícios. A aromaterapia surgiu como uma terapia natural que utiliza os óleos extraídos das folhas, caules e flores das plantas para estimular diferentes partes do cérebro. Eles podem ser usados tanto para o bem-estar emocional quanto para o físico. Enquanto você sente o aroma do óleo essencial, por exemplo, ele já está trabalhando seu emocional, aliviando o seu stress e insônia. Se você aplicar o óleo na pele, em uma área do corpo dolorida, as substâncias químicas vão entrar e ação aliviando a dor.
Quais os óleos mais usados e os seus benefícios.
O óleo mais utilizado no mundo é o óleo essencial de Lavanda, que ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade, melhora a qualidade do sono e alivia os sintomas da TPM. Ele também ajuda a tratar alergias, acnes e é cicatrizante e regenerador da pele em casos de queimaduras.
Outro óleo essencial bastante usado é o de Bergamota, conhecido como o “óleo da felicidade” – é antidepressivo, estimula a confiança e auxilia em casos de tristeza e fadiga, promove um sono tranquilo, é antisséptico, antiviral e trata acne e celulite.
O óleo de Menta Piperita é extremamente refrescante, limpa a mente e melhora problemas respiratórios, além de ser indicado para pessoas tímidas e sensíveis, ele clareia os pensamentos e auxilia em casos de depressão.
O óleo de Alecrim melhora a concentração, atenção e foco, facilitando momentos de estudo, aprendizado e trabalho. Elimina dúvidas, indecisões e ajuda em dores musculares, câimbras, torcicolo e dor localizada. Antioxidante, anti-inflamatório, cicatrizante e analgésico.
Como usar os óleos essenciais para promover o seu bem-estar.
Além dos seus inúmeros benefícios, há diversas formas de usar os óleos essenciais. Para fazer a inalação, basta colocar algumas gotas na palma da mão, espalhar bem e fazer uma concha, levando as mãos até o nariz. Se preferir utilizá-lo em algum ambiente da casa ou do escritório, pode ser feito por meio de aromatizador ou difusor, basta colocar algumas gotas e ligá-los na tomada. Outra forma bem legal de utilização é através do colar aromático – ele possui um pingente com algodão para a aplicação do óleo, assim você o carrega por onde for.
Não importa qual a forma escolhida, o mais importante é se conhecer, entender o que pode ser melhorado e buscar soluções para o seu bem-estar. Pesquise qual o óleo mais indicado para o que você precisa e não abra mão de práticas que promovem o relaxamento e a tranquilidade. Bem estar é o melhor investimento que podemos fazer pela gente!
Please follow and like us: