O câncer de mama é o tipo mais frequente e também o que mais causa mortes na população feminina. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a doença ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência estão nas regiões Sul e Sudeste. Por isso, o movimento internacional de conscientização para a descoberta precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado em 1990 com o objetivo de reduzir a incidência e a mortalidade da doença.
Quais são os fatores de risco?
O primeiro passo para a prevenção é saber quais são os fatores de risco para o surgimento da doença. Entre os mais comuns estão: excesso de peso, envelhecimento, fatores genéticos/hereditários, tabagismo, alcoolismo e o uso de hormônios externos.
Atenção aos principais sintomas.
Alguns sintomas mais frequentes podem ser observados pelo paciente. O sintoma mais comum é o aparecimento de nódulos, parecidos com caroços. Outro ponto de atenção é o inchaço da mama e a saída de secreção pelo mamilo. Lembrando que todo e qualquer sinal observado precisa rapidamente ser avaliado por um médico.
Mitos e verdades sobre o câncer de mama.
- Pessoas que praticam atividade física e se alimentam bem correm menos risco de desenvolver a doença?
Verdade, ter hábitos de vida saudáveis diminuem drasticamente o risco de ter câncer de mama, mas não elimina a possibilidade da doença.
- Desodorante aerosol pode causar câncer de mama?
Mito, não há nenhuma pesquisa cientifica que comprove a relação da doença com o produto.
- Homens também podem ter câncer de mama?
Verdade, mas a incidência de câncer de mama nos homens é rara.
Verdade, quanto mais cedo for detectado, mais fácil de ser curado. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1cm, as chances de cura chegam a 95%.
Qual a melhor forma de prevenir?
A melhor forma de prevenção ainda é o diagnóstico precoce da doença. O autoexame deve ser realizado frequentemente, normalmente uma semana após o término da menstruação. Outra forma de prevenção é a realização periódica do exame de mamografia feito anualmente por mulheres com mais de 40 anos.Não se pode esquecer a importância da realização dos exames de rotina, pois quanto mais cedo for diagnosticado, maiores as chances de sucesso no tratamento. Além disso, é fundamental incluir hábitos saudáveis na rotina para que seu corpo esteja bem como um todo. Práticas diárias como: evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, realizar atividade física e adotar uma alimentação saudável, são altamente recomendáveis.
Procure sempre se observar e ser amiga do seu corpo. Cuidar-se é a melhor forma de prevenção, além do maior ato de amor por você.
Please follow and like us: