O verão é um período aguardado por muita gente! Poder sair com roupas mais leves e aproveitar a praia é algo que ninguém dispensa, mas como fica a proteção solar nesse período?
Priorizar roupas com proteção solar e abusar do protetor são alguns dos cuidados imprescindíveis para quem não abre mão de aproveitar o calor, no entanto, com tantas fake news e disseminação de informações não verídicas você sabe realmente o que é apenas um mito ou verdade?
Se não sabe e quer ficar por dentro desse assunto que é de extrema relevância para a sua saúde, continue com a leitura e aproveite o sol da melhor maneira possível. Confira!
1- Não preciso de protetor solar na sombra
MITO!
Como já dissemos acima, o uso de roupas com proteção solar e do protetor são importantes e não há como dispensá-los.
Mesmo em ambientes em que o sol não fica visivelmente incidindo sobre a pele, os raios ultravioletas ainda estão por lá.
Até em períodos nublados é necessário a utilização do protetor solar. A indicação é de fator 30 para quem está exposto de forma indireta e 50 para quem está realizando atividades ao ar livre, ou usufruindo de praias e piscinas.
2- A manhã é melhor do que a tarde para tomar sol
VERDADE!
Segundo o dermatologista Daniel Dziabas, o ideal é evitar tomar sol entre 10h e 16h. Isso porque entre esse horário há uma maior quantidade de raios UV-B. Daniel ainda sugere que não haja exposição ao meio dia nem mesmo com protetor solar.
3- Reaplicar protetor apenas quando entrar na água
MITO!
É importante reaplicar o filtro solar após o banho, no entanto, não apenas depois disso. Assim como consta nas embalagens, o protetor solar deve ser aplicado pelo menos a cada duas horas.
4- Boné, viseira ou chapéu são suficientes para proteger-se do sol
MITO!
Assim como usar roupas com proteção solar minimizam os efeitos do sol, os chapéus, bonés e afins também. No entanto, a eficácia não é 100% e por isso deve-se manter a aplicação do protetor solar.
5- Proteção solar é até fator 50
MITO!
O especialista confirma que a diferença do nível de proteção solar a partir do 50 ao 99 é realmente baixa, entretanto ressalta que a aplicação correta do produto é importante para que o efeito seja eficaz.
Daniel explica que a quantidade correta é abundante e a maioria das pessoas aplicam pequenas porções de proteção.
6-Protetor solar para criança é melhor do que o de adulto
MITO!
A diferença entre os produtos específicos para as crianças é que eles têm fórmulas hipoalergênicas. Além desse detalhe, também costumam ter uma maior resistência à água devido ao comportamento inerente aos infantis de entrarem na água com maior frequência.
Fora isso, as duas versões não têm diferença e portanto uma não é melhor que a outra.
7- Óleos bronzeadores podem causar câncer
MITO!
Os óleos bronzeadores não causam câncer, eles apenas são responsáveis por acelerar o processo de bronzeamento da pele. O que pode ocasionar o câncer de pele é a alta exposição solar sem proteção.
Curtiu esse conteúdo? Então previna-se de problemas ocasionados pelo excesso de exposição solar e invista em protetor solar e em roupas com proteção solar.
Equipe Use Veggi
Please follow and like us: