Desenvolver práticas saudáveis de alimentação está nos planos de muita gente, o fato é que adotar bons hábitos alimentares produz inúmeros benefícios, principalmente para a saúde física e mental dos indivíduos.
Quando se fala em reeducação alimentar muitas pessoas ainda acreditam que é preciso cortar diversos alimentos do cardápio, além de seguir dietas muito restritivas.
Entretanto, profissionais da área afirmam que o equilíbrio é a escolha mais assertiva quando falamos em reeducação alimentar.
Além disso, é necessário também fazer refeições nos horários estabelecidos, e priorizar uma correta mastigação.
Desse modo, o processo de reeducação alimentar tende a se manter firme, o que consequentemente gerará um hábito.
Reeducação alimentar: como começar?
De início é primordial buscar profissionais na área, estes conseguem precisar por quais caminhos seguir, a partir das necessidades e objetivos de cada pessoa.
A reeducação alimentar é buscada principalmente por aqueles que desejam emagrecer, entretanto, a adoção de um estilo de vida saudável é responsável também por prevenir inúmeras enfermidades, além de impactar diretamente na qualidade de vida.
É necessário que haja paciência e continuidade,, pois diferentemente das dietas milagrosas, a reeducação alimentar prevê ganhos ao longo do processo e que, consequentemente, serão mais duradouros. Por isso, boas doses de determinação serão exigidas ao iniciar o processo.
Confira algumas dicas para colocar em prática o processo de reeducação alimentar!
Mudanças no cardápio alimentar
Sem dúvidas, um dos passos essenciais são as mudanças no cardápio do dia a dia, que devem ser orientadas pelo profissional Nutricionista, como já citamos acima.
Mas nada de assustar e nem tornar nenhum alimento vilão, trata-se de optar por alimentos com maiores índices de nutrientes, em detrimento dos industrializados, por exemplo.
Além disso, é possível adicionar ao cardápio novos alimentos que farão o paladar ir se acostumando aos poucos.
Conforme o tempo for passando, é possível adicionar mais elementos aos pratos cotidianos e desfrutar de todo o prazer de saborear uma refeição saudável e gostosa.
Atividades físicas
É importante que ao optar por um estilo de vida mais saudável através da reeducação alimentar, sejam incluídos também as atividades físicas.
Não há uma regra geral que defina por quais exercícios optar, o melhor é que seja uma escolha pessoal e livre, de acordo com aquela que mais lhe for prazerosa.
A reeducação alimentar é uma prática poderosa e quando aliada com as atividades é possível que os ganhos sejam multiplicados.
Além disso, realizar atividades físicas contribui diretamente para o nosso bem estar geral.
Ingerir bastante líquidos
Como já sabemos, consumir bastante líquidos é importantíssimo para o perfeito funcionamento do corpo, por isso, o profissional Nutricionista também avaliará o quanto esse aspecto precisa ser melhorado.
A água é o nosso principal líquido, mas sucos naturais de frutas também são muito bem vindos, principalmente naqueles dias que estão com temperaturas mais quentes.
Para quem não é acostumado a ingerir água com frequência, a dica é investir em garrafinhas e mantê-las sempre perto para bons goles refrescantes.
Gostou desse conteúdo? Aproveite e siga a Use Veggi nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades!
Equipe Use Veggi
Please follow and like us: