Há muito tempo ouvimos falar sobre o avanço das mudanças climáticas e já sentimos na pele o impacto que isso tem causado no nosso dia a dia. Nos jornais, as enchentes e os incêndios florestais já não são mais novidade. Entretanto, muitas pessoas ainda parecem não se preocupar.
Em agosto deste ano, a ONU emitiu um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), este relatório tem cerca de 3.500 páginas e foi escrito por mais de 200 cientistas de mais de 60 países, representando anos de pesquisa sobre o assunto. Questões muito importantes a respeito de como a crise climática tem afetado todas as regiões do planeta foram abordadas. Um dos pontos mais importantes que foram constatados é de que a culpa pelo aquecimento global está diretamente ligada às emissões de gases de efeito estufa pelos humanos. A essa altura, a única maneira de desacelerar o aquecimento seria reduzindo as emissões a zero, e mesmo assim algumas mudanças ainda seriam irreversíveis.
Como tudo isso tem afetado o mundo:
- A Amazônia – maior floresta tropical do mundo – dispara e atinge o nível mais alto de desmatamento dos últimos 12 anos.
- No Brasil, estamos enfrentando a maior crise hídrica da história.
- Desastres climáticos mataram 2 milhões de pessoas nos últimos 50 anos, diz agência da ONU.
- Focos de incêndio neste ano superam mesmo período de 2020 em 3 biomas.
- EUA declaram escassez histórica de água no sudoeste e decretam cortes e racionamento.
- Em junho deste ano, uma forte onda de calor atingiu o Canadá, a temperatura bateu 49ºC e mais de 500 pessoas morreram.
- A Influencia humana tornou mais frequentes e devastadores os eventos, como chuvas fortes, ondas de calor, ciclones tropicais e secas.
O que devemos fazer para minimizar esses efeitos?
Como vimos, o aquecimento global é um problema e uma responsabilidade de todos. Precisamos agir de forma sustentável para preservar da melhor maneira possível o meio ambiente, criando soluções que não prejudicam o nosso futuro. Por isso, nós da Veggi estamos atentos ao assunto e investimos em recursos que trazem impacto positivo para o planeta. Pensando em diminuir as emissões de gases do efeito estufa, em 2018 instalamos 400 placas solares em nossa fábrica, na cidade de Muriaé – Minas Gerais. Elas produzem mais de 20 mil kWh por mês, o maior volume da região, e supre em 100% todo o gasto elétrico da empresa, sem a emissão de poluentes. Investimos também em uma estação de tratamento de água dentro da fábrica onde toda a água utilizada pela empresa nos processos de fabricação das peças é reutilizada em outras funções, como limpeza, por exemplo. Esse cuidado vem desde a matéria-prima dos produtos, o processo de plantio e colheita do algodão acontece da forma mais orgânica e natural possível.
Todos os nossos processos internos foram adequados para causar o mínimo de impacto ambiental e isso nos faz ter a certeza de que estamos fazendo a nossa parte com uma produção limpa e produtos 100% sustentáveis. Precisamos nos mobilizar para cuidar do nosso espaço e assumir o nosso papel como agentes de mudança. Com certeza é essa a retribuição que o planeta espera de nós.
Please follow and like us: